SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PODCAST

Autores: Camila Farias da Silva

Keice  Bárbara Santos

Maria Eduarda Calácio de Souza

Maria Lays Santos Silveira

Maria Vitória Santos Ribeiro

Tânia Maria Souza de Santana

Orientadora: Profª. Dra. Marcia Mariano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PODCAST

INTRODUÇÃO

 O gênero “Podcast” popularizou-se no contexto da pandemia, graças ao sentimento de produtividade instantânea e simultânea. A partir disso, observa-se que o modo acelerado do cotidiano das pessoas colaborou para a expansão desse gênero por conta da necessidade de desempenhar diversas atividades, sem existir a possibilidade de perda de tempo. Além disso, as melhorias a respeito das tecnologias de informação e comunicação (TICs) demonstram como a realidade e o digital estão se tornando indissociáveis, quando o assunto é informação. 

O Podcast é um gênero oral que utiliza plataformas de streaming de áudio/podcast como suportes. Com a priorização do áudio, esse gênero pode incluir outros gêneros, como, por exemplo, é o caso de podcasts de contação de histórias, entrevistas, conversas espontâneas, entre outros. Vale ressaltar que nem sempre esses softwares de streaming de áudio possuem acesso gratuito, criando um obstáculo para o alcance do gênero. Ainda, observa-se a existência de uma dependência de aparelhos eletrônicos para acessar esse tipo de conteúdo. Ou seja, existe tanto o obstáculo palpável (aparelho), quanto o digital (streaming).

 O objetivo sociocomunicativo desse gênero é alcançar o ouvinte através do oral, seja para o compartilhamento de conhecimento, entretenimento, inspiração para criações criativas ou outros. Geralmente, o contexto de uso é a busca de conhecer mais sobre alguma temática ou alguém, de forma despretensiosa ou não. Quando esse gênero aborda as lendas urbanas, ele costuma utilizar tipologias textuais que dialogam com, primordialmente, a narração como forma de construir uma espécie de enredo, e a descrição como forma de caracterizar e reforçar o que está sendo narrado. Por conta disso, o domínio discursivo é tratado como ficcional, considerando a abordagem sobre lendas.

Lendas urbanas são narrativas de caráter folclórico que se desenvolvem nas paisagens urbanas, frequentemente transmitidas oralmente, por meio de pessoas mais idosas ou, mais recentemente, via plataformas digitais como TikTok e podcasts. O cerne dessas histórias muitas vezes envolve elementos de horror, mistério, sobrenatural ou conspirações, situadas em cenários urbanos reconhecíveis popularmente. Além dos podcasts de elementos fictícios, os programas de true crime estão ganhando uma maior notoriedade entre os consumidores desse tipo de tema. É muito discutido o porquê de temas como o terror estarem crescendo dentro da comunidade. Seria a busca por emoções? Um modo de enfrentar os medos de uma forma mais segura? Uma tentativa de aguçar a imaginação? Assim, através do modelo de sequência didática expandida formulado por Cosson (2011), ele ganha adaptações por conta do gênero trabalhado aqui.

OBJETIVO GERAL

  • Contribuir para o conhecimento de gêneros digitais, especificamente, o podcast. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar o contexto de expansão, características do gênero, objetivo sociocomunicativo, contextos de uso, tipologias textuais e domínio discursivo do gênero podcast;
  • Promover uma expansão sobre os conhecimentos dos estudantes acerca do gênero podcast; 
  • Incentivar a produção e divulgação do podcast de lendas urbanas.

JUSTIFICATIVA

 Diante da importância do estudo do terror nas escolas, a temática das lendas urbanas é uma forma de letramento que envolve tanto a escrita, quanto o oral. Dessa forma, os estudantes aprendem e aprimoram suas habilidades de criação de roteiros de gravação, técnicas de oralização, gravação e edição de áudio, uso de softwares de streaming de áudio, entre outros.

Isso torna-se imprescindível para a formação de escritores, leitores críticos, usuários das novas tecnologias, e ainda colabora para o desempenho dos papéis sociais desses indivíduos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Público-alvo: 2º ano do Ensino Médio

Número de aulas: 6 aulas de 50min cada

  • AULA 01 – MOTIVAÇÃO:

Habilidades previstas para essa aula, baseadas na BNCC:

  • (EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • (EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.

 Para apresentar as lendas urbanas de forma lúdica, será realizada uma dinâmica de roda de contação de histórias de terror. Os estudantes devem sentar em círculo no chão, afastando todas as carteiras para os cantos da sala. A proposta é a criação de histórias de forma espontânea e parcelada. Antes de iniciar cada round, algumas imagens de inspiração serão apresentadas aos alunos. Após isso, o primeiro estudante deverá iniciar a história, enquanto o segundo dará continuidade. Ao passar por todos os estudantes, espera-se que o último estudante consiga finalizar a história, ressaltando a importância de a história ter início, meio e fim. Essa atividade objetiva a estimulação do raciocínio lógico, do trabalho coletivo e da familiarização com histórias de terror.

Dica para os professores:

  • Permitir o uso de recursos sonoros, como som ambiente, músicas ou efeitos sonoros simples para imaginar como seria a produção do roteiro usando os sons para dar vida à imaginação.

Materiais:

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Dica: as imagens podem ser substituídas por objetos, para que sejam mais palpáveis para os estudantes, como observado no plano a seguir:

  • AULA 02 – INTRODUÇÃO:

Habilidades previstas para essa aula, baseadas na BNCC:

  • (EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos. 

A aula começará a partir de perguntas diagnósticas, a fim de medir o conhecimento deles a respeito do gênero Podcast, temáticas frequentes, a importância dele nos seus cotidianos. Após isso, as características do gênero serão trabalhadas, destacando que é uma mídia de áudio digital, disponibilizado em streaming ou até mesmo em download na internet. Para fortalecer o entendimento, é necessário apresentar exemplos de podcasts populares e variados, para que seja possível o reconhecimento e familiarização com o gênero.

Materiais:

  • Projetor;
  • Caixinha de som;
  • Notebook;

Dicas de podcasts populares:

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Referência para consulta:

  • AULA 03 – LEITURA:

Habilidades previstas para essa aula, baseadas na BNCC:

  • (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • (EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • (EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social
  • A aula se iniciará com a apresentação dos temas a serem trabalhados a seguir pelo professor. O profissional pode explicar um pouco sobre as características das lendas urbanas, dando um norte aos alunos. Em seguida, se faz a leitura do texto escolhido para a sala de aula e se segue uma pequena discussão, interagindo com os alunos, acerca do que eles compreenderam do texto, suas opiniões e considerações. Além da leitura, pode-se apresentar um vídeo com a representação de uma das lendas, trazendo uma interação visual e utilizando as produções de multimídia disponíveis.

Referências das lendas urbanas:

  • ALUNA EXEMPLAR: GOMES THIMOTEO, Saulo. Aconteceu de verdade: Lendas urbanas da UFFS. Santa Catarina: UFFS editora, 2020. Disponível em

https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/editora-uffs/aconteceu-de-verdadelendas-urbanas-da-uffs.

  • AULA 04 – INTERPRETAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E SEGUNDA INTERPRETAÇÃO:

Habilidades previstas para essa aula, baseadas na BNCC:

  • (EM13LPO4) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo o uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.
  • A aula iniciará com um debate para que o professor junto com os alunos possam fazer a interpretação das lendas que foram lidas na aula anterior. Com isso, o professor irá sugerir uma discussão com os alunos para contextualizar as lendas apresentadas trazendo alguns trechos que devem ser destacados para a formação do contexto, dando ênfase às características estilísticas, ao cenário de terror presente e às características temáticas comuns que aparecem nas duas lendas, logo, pontuar todos os detalhes importantes que podem ter passado despercebidos na leitura realizada pelos alunos. Após isso, o professor deve sugerir que os alunos leiam novamente as lendas selecionadas, para que façam uma nova interpretação diante dos conhecimentos adquiridos ao decorrer da aula.
  • AULA 05 – PRODUÇÃO:

Habilidades previstas para essa aula, baseadas na BNCC: 

(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

(EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.

(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

(EM13LP12) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

(EM13LP13) Analisar, a partir de referências contextuais, estéticas e culturais, efeitos de sentido decorrentes de escolhas de elementos sonoros (volume, timbre, intensidade, pausas, ritmo, efeitos sonoros, sincronização etc.) e de suas relações com o verbal, levando-os em conta na produção de áudios, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação. 

 Após toda análise feita nas lendas apresentadas pelos alunos juntamente com o professor, a turma dará início à produção do roteiro para iniciar o podcast. Assim como todo podcast, é necessário uma vinheta, então o professor irá dividir a turma em grupos e cada grupo escolherá uma música que remeta ao suspense ou medo para essa vinheta. Como se trata de histórias (lendas) é necessário fazer uma divisão de quantos alunos participarão nesse primeiro episódio, como também quantas e quais delas serão apresentadas. Quando escolhidas, os alunos deverão ensaiar suas formas de narrar, como timbre vocálico, e como apresentar essa história, além de que é uma narração que envolve o sentimento de medo, suspense, anseio, então é necessária uma estratégia que prenda o ouvinte, como áudios de impactos ou suspense para validar o tema e antes e depois do suspense.

MÚSICAS PARA VINHETA: https://youtu.be/xz4q1SritI?si=8Y6IIzZTgnqeIM8R https://youtu.be/3I_fYVKLIGo?si=FXyodcRNW_eppcfj

EFEITOS SONOROS UTILIZADOS EM MOMENTOS DE SUSPENSE: https://youtu.be/OzfjxixfRY?si=71NtCbh70TWp4WeB

EXEMPLO     DE PODCAST,     FRUTO DESSA           SEQUÊNCIA DIDÁTICA: https://youtu.be/L_lwriET_CQ

  • AULA 06 – DIVULGAÇÃO:  

Habilidades previstas para essa aula, baseadas na BNCC: 

  • (EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linhagem em diferentes contextos. 
  • (EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão, produção de discursos em ambiente digital. 
  • (EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais. 
  • (EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede. 

A plataforma que os alunos irão utilizar será a rede social Spotify. Tal rede tem uma grande relevância na criação de podcasts e um alto número de consumidores do tema em questão. 

⚫ A própria plataforma do Spotify possui uma aba que ensina e dá todo o suporte para pessoas que nunca fizeram ou divulgaram o seu podcast. Sendo assim, fica muito mais fácil manusear ou tirar dúvidas na própria plataforma com pessoas mais experientes sobre o suporte.

 A aula iniciará com os alunos apresentando a divulgação dos seus podcasts na plataforma Spotify.  Em outro instante, os alunos poderão avaliar os podcasts dos seus colegas com todas as normas que foram colocadas acima, para que, não só o professor avalie o desempenho dos alunos, mas todos eles possam participar das avaliações uns dos outros, promovendo a realização de críticas construtivas e desempenho em conjunto. 

REFERÊNCIAS 

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006b.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 1ª ed., 2008, p. 198-206.

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