SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ANNE ALESSANDRA CRUZ RIBEIRO

(MESTRADO PROFISSIONAL DE LETRAS)

APRESENTAÇÂO

A presente sequência didática foi solicitada como requisito avaliativo da disciplina Leitura do Texto Literário, no curso de Mestrado pelo Profletras, ministrada pela profª. Dra. Jeane de Cássia N. Santos, na Universidade Federal de Sergipe, campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana/Sergipe.

INTRODUÇÃO

Esta sequência didática traz o poema como o gênero principal deste trabalho. O gênero poema receberá maior ênfase, todavia serão utilizados outros gêneros, a fim de que o aluno possa estabelecer comparações e identifique o conto de forma mais fácil.

Esta sequência foi construída baseada no modelo de sequência básica de Cosson (2011) e segue as subdivisões sugeridas pelo autor; a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação, sendo estas linearmente desenvolvidas.

No primeiro momento, o da motivação, o aluno desfrutará de uma série de textos que introduzem o tema de forma leve e dinâmica, através de gêneros diferentes do gênero principal, preparando-o para receber o texto. O segundo momento, trata sobre a apresentação de breves informações sobre o autor (a), bem como de algumas obras, sendo este momento denominado de introdução. Em seguida, ocorre o momento principal da sequência didática, o da leitura do texto, onde o aluno entrará em contato com o texto principal; nesta aula, a leitura poderá ser sugerida pelo professor de várias formas, dentre as quais podem ser citadas a leitura individual; em grupo; silenciosa ou não, entre outros, e em se tratando de textos curtos, a leitura deverá ser realizada preferencialmente na sala de aula. No último momento, o da interpretação, quando espera-se que o aluno infira sentido ao texto lido, almeja-se que o aluno estabeleça relação entre todos os momentos apresentados anteriormente, visto que objetivaram corroborar com a compreensão do texto; sendo este o momento no qual o aluno exponha o que aprendeu.

OBJETIVO GERAL

  • Proporcionar o conhecimento do texto literário, incentivando e conscientizando os alunos sobre a importância da leitura para o seu desenvolvimento e ampliação cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver o prazer pela leitura literária utilizando o gênero textual poesia;
  • Proporcionar o conhecimento e a troca de ideias sobre a temática “trabalho infantil”;
  • Desenvolver a habilidade de escrever um texto digital;
  • Refletir sobre o que é ser criança;
  • Reconhecer a importância dos direitos da criança para sua vida.

 

GÊNERO: Poema

TEMA:  Trabalho infantil

PÚBLICO ALVO: 5º ano do Ensino Fundamental II

NÚMERO DE AULAS: 5 aulas de 60 minutos.

RECURSOS UTILIZADOS: Notebook, Datashow, caixa de som, ou lousa digital multimídia, papel A4 para cópias de textos.

DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA

  1. Motivação

1ª Aula (60 min): Apresentação de imagens

O professor deverá realizar nesta aula à exposição de algumas imagens na lousa digital e através de roda de conversa deverá iniciar a discussão sobre o tema, para então realizar os questionamentos propostos.

Inicia-se à aula com uma conversa descontraída, guiada pelo professor, sobre o que é ser criança. Os alunos deverão expor oralmente suas opiniões. Em seguida apresenta-se imagens de crianças brincando em diferentes tipos de brincadeiras; neste momento são tecidos comentários livres por parte dos alunos sobre as imagens. O professor deverá apresentar imagens que demonstram crianças trabalhando no final das imagens de brincadeiras e também solicita que os alunos comentem livremente.

Ao final, reúne todas as imagens na mesma tela e levanta-se os seguintes questionamentos:

IMAGENS

1

2

QUESTIONAMENTOS SOBRE AS IMAGENS

  • O que as crianças das imagens estão fazendo?
  • Todas estão brincando e se divertindo?
  • Do que você mais gosta de brincar? Do que não gosta? Por quê?
  • Onde você costuma brincar? Com quem? De que?
  • Liste as brincadeiras que você conhece? Você já brincou com todas elas? Qual nunca experimentou?

Sobre as 3 últimas imagens

  • Qual tipo de trabalho é apresentado? É indicado para a idade dessas pessoas?
  • Qual a fisionomia dessas crianças?
  • Elas estão bem vestidas e alimentadas?
  • O que é trabalho infantil para você?
  • Por que a criança não pode trabalhar?
  • Quem deve proteger a criança?

2ª Aula (60 min):

Apresentação de vídeos e música e levantamento de questões sobre os mesmos

A aula inicia-se com a exposição do vídeo “Meia infância – O trabalho infantil no Brasil hoje” e do vídeo “ João, pé de carvão” que abordam sobre o trabalho infantil, expondo dados reais sobre o tema no Brasil. Na sequência o professor distribui cópias da música “ criança não trabalha” por Palavra Cantada para que possam acompanhá-la durante a exposição áudio visual da mesma.

Vídeo 1-   “Meia infância – O trabalho infantil no Brasil hoje”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_oeYCEYpaRo

3

Vídeo 2-   “João, pé de carvão”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K7ZUiA_ozG4

4

Vídeo 3-  música  ”Criança Não Trabalha (Child doesn’t work)”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AKNU0QyO0pY

Letra da canção:

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

Após exibição do vídeo sobre o trabalho infantil e da música sobre os direitos das crianças, discute-se com os alunos sobre as principais ideias presentes no vídeo e na canção. Para direcionar a discussão segue-se os seguintes questionamentos.

  • Qual o assunto principal dos vídeos?
  • Que trabalhos foram descritos no vídeo e quais brincadeiras?
  • Você conhece crianças que realizam esse tipo de trabalho ou outros?
  • Você sabia que as crianças possuem direitos especiais diferente dos adultos?
  • Você conhece esses direitos? Quais?
  • Você já ouviu falar sobre o ECA- estatuto da criança e do adolescente?

Os questionamentos podem ser respondidos no próprio caderno do aluno e o professor fará a correção de forma oral, ouvindo-os. Neste questionário dá-se uma maior ênfase à última questão, que trata sobre o ECA, assim o professor deverá reservar um tempo maior para comentar sobre essa questão.

  1. Introdução

3ª Aula (60 min):  Apresentação do autor e suas obras

O que é o gênero poema?

O professor inicia indagando a turma sobre o que é um poema, se já ouviram falar sobre o gênero e o que o caracteriza, este é o momento de levantar todo o conhecimento prévio do aluno em relação ao gênero principal. Em seguida, apresenta uma definição breve do gênero, que a presença das rimas não é algo obrigatório, apresenta ainda poemas organizados em estrofes e poemas em prosa. Na sequência, solicita que a classe comente se já leram ou escreveram um poema, sobre qual tema, se lembram de algum trecho do poema e se sabem citar nomes de escritores e suas obras ou textos, especialmente poemas.

Após apresentar o gênero textual, que será trabalhado em sala, o professor apresenta a autora e a obra. Inicialmente fala sobre o autor, Manoel Bandeira, atendo-se a informações importantes sobre a vida e obra dele.

Após essa primeira apresentação do autor e obras o professor poderá disponibilizar obras do autor que estejam disponíveis nas bibliotecas da escola ou da cidade.

  1. Leitura

4ª Aula (60 min):  leitura do texto

 É o momento onde ocorre a disponibilização dos textos para os alunos, com a apresentação e leitura do poema “Os meninos carvoeiros” de Manoel Bandeira.

Texto principal

 Os meninos carvoeiros

Os meninos carvoeiros Passam a caminho da cidade.

― Eh, carvoero!

E vão tocando os animais com um relho enorme.

Os burros são magrinhos e velhos.

Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.

A aniagem é toda remendada.

Os carvões caem.

(Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, do- [brando-se com um gemido.)

― Eh, carvoero! Só mesmo estas crianças raquíticas Vão bem com estes burrinhos descadeirados.

A madrugada ingênua parece feita para eles…

Pequenina, ingênua miséria!

Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!

― Eh, carvoero!

Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,

Encarapitados nas alimárias,

Apostando corrida,

Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados!

(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987.)

Antes da leitura do texto, levanta-se hipóteses sobre o que os alunos esperam de acordo com o título do texto, para então solicitar a leitura silenciosa e individual por parte dos alunos.

Após leitura o professor levará um vocabulário prévio, composto de prováveis palavras que os alunos terão dificuldades de entender e realizará a seguinte dinâmica, a fim de que não sejam prejudicados na compreensão geral do texto:

DINÂMICA:

O professor entrega a cada aluno uma tirinha de papel que contém o significado de determinada palavra ou a própria palavra. Em seguida, dá o comando para que os alunos levantem-se e encontrem o par perfeito para sua palavra ou significado; após alguns minutos os alunos apresentam para os colegas os seus pares.

Se julgar necessário o professor deverá intervir ou não, deixando que se unam em duplas livremente, fazendo a correção apenas no final da dinâmica.

VOCABULÁRIO

Alimária: animal irracional; bruto.

Aniagem: tecido grosseiro.

Cangalhas: peça de madeira forrada de couro em cujas hastes se dependuram sacos. Encarapitado: posto no alto, em cima; empoleirado.

Relho: chicote de cabo de madeira.

Na sequencia o professor volta para o texto e atribui o verdadeiro significado da palavra de acordo com o contexto do poema.

Antes de realizar a interpretação propriamente dita, o professor poderá fazer a leitura do texto em voz alta, seguido de perguntas que possibilitem a compreensão e identificação do gênero e da temática.

  • Interpretação

5ª e 6ª Aula (60 min cada):

 PARTE 1-  Realizar questionamentos sobre o texto principal bem como estabelecer relação entre os textos anteriores.

PARTE 2-  Produção textual de hipertexto

PARTE 1-  Neste momento inicia-se a interpretação do texto, observando-se a intertextualidade entre os diferentes gêneros apresentados, como os vídeos, a música, as imagens e o próprio poema, a partir dos seguintes questionamentos:

  • Qual o tema central do texto?
  • De acordo com o texto os meninos estavam tristes ou alegres?
  • Quais as principais características dos meninos?
  • Para quem o autor dirige os seguintes adjetivos: magrinhos, velhos e descadeirados? Esses adjetivos poderiam ser atribuídos a outros “elementos”?
  • Como você se sentiria se estivesse no lugar dos meninos?
  • Que alimentos são oferecidos aos meninos? Você acredita que essa alimentação é satisfatória?
  • O autor apresenta algumas brincadeiras no texto, quais são elas?
  • Que características típicas das crianças permite que os meninos divirtam-se em meio ao trabalho?

Observe a imagem abaixo, discuta com os colegas e comente sobre o sentimento das crianças na imagem e nos textos anteriores. Eles são iguais? Justifique sua resposta.

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PARTE 2-

Produção de hipertexto

  • Construção de um grupo no facebook, pelo professor, que lançará o poema “os meninos carvoeiros” que traz como tema central o trabalho infantil.
  • A classe será dividida em grupos ou duplas, a depender do número de alunos;
  • Cada dupla ou grupo escolherá um gênero diferente para trabalhar; conto, infográfico, charge, tirinha, notícia e até vídeos e imagens, entre outros.
  • O professor fará o sorteio para distribuir os gêneros para cada dupla, grupo, com o intuito de ampliar a diversidade de gêneros ao máximo possível.
  • Em seguida, pesquisa-se textos na internet, dentro da estrutura textual que foi sorteado e que se relacionem com os temas presentes no poema e escolhe dois deles para disponibilizar o link do mesmo dentro do texto inicial.
  • Para finalizar, cada dupla ou grupo apresentará o resultado da sua pesquisa e produzirão um único texto, tornando-o assim num hipertexto, utilizando- se de todos os recursos recolhidos pelos colegas anteriormente.
  • A união dos recursos verbais e não verbais, incluirá, vídeos, imagens, textos na modalidade escrita e links. Todos os recursos serão anexados ao poema original através de links. Essa união dos textos em um único será realizada com o auxílio do professor.

Um comentário sobre “SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  1. Maurina ,sala de leitura maria Marinho ,Escola de Tempo Integral, E.E.DR:Moacyr Teixeira Estrela do Norte /sp.
    Parabéns ,amei seu trabalho ,vai acrescentar muito ,pois trabalho na sala de leitura e dessa forma a aula já está pronta.E amo trabalhar dessa forma com intertextualidade ,maravilha.

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