O que é um plano de aula? 

Por: Deivid Oliveira da Fonseca

O plano de aula é uma organização do que será aplicado em sala e em um determinado tempo e quantidade de aulas. Trata-se de uma visão do que o professor trabalhará em sala. Segundo Takahashi e Fernandes (2004, p.115), “Os professores ao utilizarem o plano de aula poderão obter maior confiança e domínio da situação a ser desenvolvida, pois o seu saber fazer estará embasado na teoria e na prática.”

O plano de aula é composto por elementos conceituais, sendo eles: estrutura didática, temática, objetivo, conteúdo programático, estratégias, recursos didáticos, duração e referências. Diante disso, a estrutura didática é a orientação para ação, já que o plano é uma estrutura de decisões quanto aos fins/meios apresentados nos objetivos e metodologia (Takahashi e Fernandes, 2004, p.115). Já a temática deve refletir a realidade, apresentando-se de maneira abrangente ou específica (Takahashi e Fernandes, 2004, p.115). O objetivo é a organização dos conteúdos, orientando procedimentos que delimitam e antecipam os possíveis resultados obtidos pelos alunos. Nesse sentido, o objetivo deve ser feito de maneira clara, do mais simples ao mais complexo, mantendo sempre uma sequência lógica (Takahashi e Fernandes, 2004, p.115). Já no conteúdo programático temos a apresentação, introdução, desenvolvimento do tema, síntese e avaliação.

A apresentação é a representação preliminar do conteúdo que foi selecionado, onde deve ser posta uma sequência determinada, mas de maneira flexível e sistemática. A introdução é uma apresentação, que deve ser feita de maneira compreensível sobre o tema relacionado à aula e aos principais assuntos. Por sua vez, o desenvolvimento do tema envolve teoria e prática, possibilitando o conhecimento. Já a síntese, de forma sucinta, é a conclusão, ressaltando os pontos mais importantes trabalhados em sala. Por fim, temos a avaliação, que pode acontecer como avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa. Já em relação às estratégias e recursos didáticos, Takahashi e Fernandes (2004, p.116) afirmam que devem ser usadas estratégias de ensino vinculadas a recursos audiovisuais, com o propósito de mobilizar o aluno e abrir possibilidades para seu desenvolvimento. Os métodos e técnicas são utilizados conforme os objetivos, conteúdos e recursos usados no desenvolvimento da aula.

A duração presente no plano de aula é o tempo disponível para o desenvolvimento de cada um dos itens do conteúdo programado, dentro das condições apresentadas (Takahashi e Fernandes, 2004, p.116). Por fim, as referências, que são as indicações bibliográficas referente ao material que foi usado de alicerce para o conteúdo desenvolvido em aula tendo o intuído de fornecer um conjunto de informações atualizadas, verdadeiras e que tenham efetividade com a realidade (Takahashi e Fernandes, 2004, p.116).

Referência:

TAKAHASHI, Regina Toshie; FERNANDES, Maria de Fátima Prado. Plano de Aula: conceitos e metodologias. São Paulo: Editora Acta Paul. Enf., 2004.