Plano de aula: Gamificação do conto “O coração delator”, de Edgar Allan Poe

Autores: Amanda Bispo Nunes; Daniel Moreira de Jesus; Matheus Souza Santos; Renata Nunes de Oliveira; Viviane dos Santos Lima

Orientação: Profa. Dra. Marcia Regina Curado Pereira Mariano

MAIO/2023

Público: 8° e 9° ANOS

Material: Celular com internet para acessar o link, imagem de botão, envelope com o código secreto e brinde.

Número de aulas: 2

Objeto de conhecimento (conteúdo): O objeto de estudo é o conto como gênero literário e análise interpretativa do conto “O coração delator” de Edgar Allan Poe. De acordo com a BNCC, ocorre a relação entre textos na leitura, estratégias de leitura, apreciação e réplica, reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Competências e habilidades (de acordo com a BNCC):COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – 6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

HABILIDADES (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Objetivos: Compreender e interpretar o tipo textual conto e sua estrutura de forma atrativa e estimulante.

1° Aula: Apresentação geral do conto. O professor irá fazer uma abordagem do que é o conto, os elementos do conto e a estrutura do conto.

CONTEÚDO:O conto é uma modalidade de narração oral ou escrita, que pode ser verdadeira ou fictícia. Em sua forma oral ou literária, caracteriza-se como uma narração concisa e monocrônica de um fato da vida. O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém, o suficiente para contar a história completa. A origem do conto está na transmissão oral dos fatos, no ato de contar histórias, que antecede a escrita e nos remete a tempos remotos. O ato de narrar um acontecimento oralmente evoluiu para o registro escrito desta narrativa. É no início da Idade Moderna que o conto se consolida como literatura. O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo. Vamos aprender um pouco mais sobre esse gênero narrativo.

Elementos de um conto: personagens, narrador (narrador-personagem, narrador-observador, narrador-onisciente), tempo, espaço, enredo, conflito.

PERSONAGENS: As narrativas (reais ou fictícias) precisam ter um ou mais seres vivenciando sua história. Esses seres podem ser pessoas, animais, objetos ou seres imaginários, que ganham vida e consciência para viver aquela história — são as personagens da narrativa.

NARRADOR: É a voz que conta a história dentro da narrativa. O narrador pode contar a história de três maneiras: Narrador-personagem: quando uma das personagens que vivenciam a história faz, também, o papel de narrador, ou seja, uma das personagens narra a história. Narrador-observador: Esse tipo de narrador não participa da história. Ao invés disso, ele é apenas uma “voz” contando o que acontece, narrando a história (como se fosse uma espécie de câmera). Entretanto, assim como o leitor, esse narrador não sabe o que se passa na consciência das personagens, não sabe o que aconteceu no passado (anterior à narrativa) nem o que acontecerá no futuro. Narrador-onisciente: Assim como o observador, ele não participa da história. Entretanto, essa “voz” é onisciente, ou seja, sabe de tudo no universo daquela narrativa: ela sabe (e pode contar) o que as personagens estão pensando e sentindo. Também conhece (e pode contar) o passado anterior à narrativa e o futuro.

TEMPO: As narrativas passam-se em um período determinado: trata-se do tempo de duração entre o início e o final da narrativa e da época em que a narrativa ocorre.

ESPAÇO: Assim como o tempo, as narrativas precisam ocorrer em um espaço, descrito explícita ou implicitamente, onde as personagens situam-se.

ENREDO: É o que acontece na história, ou seja, a sequência de ações que faz com que a narrativa exista e tenha uma estrutura: um começo, um meio e um fim.

CONFLITO: É uma situação gerada por uma das ações iniciais (ou em uma das ações iniciais) e que faz com que outras ações sejam tomadas pelas personagens para solucionar o problema. Essa sequência de ações forma o enredo e, geralmente, deixa o começo da narrativa diferente do final.

ESTRUTURA DO CONTO: O conto costuma ser estruturado em quatro partes: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. Vamos a elas: Introdução (ou apresentação/equilíbrio inicial): é o início da narrativa. Nela, podemos descobrir o contexto da narrativa: quem são as personagens, qual é o espaço e o tempo nos quais a história vai ser narrada e quais são os primeiros acontecimentos dela. Desenvolvimento (ou complicação/surgimento do conflito): apresenta as ações que modificam o estado inicial da narrativa. Vemos o conflito (situação-problema) que fará as personagens agirem para resolvê-lo. Clímax: é o momento de maior tensão, quando o problema está no auge e as ações tomadas definirão o rumo da história. Conclusão (ou desfecho/solução do conflito):Como o nome já diz, é o final da história, que será provavelmente diferente de como ela começou. Pode mostrar que o problema foi solucionado ou não, dependendo muito mais do tipo de conto que estamos lendo.

Sugestão: Se preferir, o professor pode apresentar contos de ficção científica, contos fantásticos, contos de suspense, contos de fadas, etc.

2° Aula: Leitura, interpretação do conto e gamificação. Nessa aula, primeiramente ocorrerá a leitura do conto “O coração delator”. Se preferir, o professor pode até fazer uma breve abordagem do autor e, após isso, analisar o conto com a turma.

Edgar Allan Pöe (1809 – 1849), poeta e contista norte-americano, é o autor de muitos dos mais brilhantes e engenhos contos de horror e mistério já escritos. “A queda da casa de Usher”, “O poço e o pêndulo”, “A máscara da morte rubra”, “Os crimes da Rua Morgue”, entre outros, deixaram profunda influência na literatura fantástica e policial dos séculos XIX e XX, e são, até os dias de hoje, uma fonte inexaurível de inspiração.

RESUMO DO CONTO:O conto “O coração delator” é contado pelo próprio narrador-personagem que narra a história por meio de flashbacks. Nessa história, o narrador-personagem que acredita ser mentalmente estável, mas se torna cada vez mais paranoico e perturbado à medida que a história se desenrola; mata um senhor (chamado de velho no conto) após passar uma semana observando friamente o velho dormir, alegando que era a visão do olho nublado do velho que o enlouquecia. Na oitava noite, ao acreditar que o coração do velho estava batendo cada vez mais alto, o narrador se encoraja e finalmente executa seu plano. Após matar o velho, ele desmembra o corpo e o esconde debaixo das tábuas do assoalho do quarto onde o velho dormia. No entanto, na tarde seguinte ao crime, ele é visitado por policiais que estão investigando a casa após a denúncia de um vizinho que escutou um grito na noite anterior. De início tenta agir normalmente para evitar suspeitas. O narrador convida os policiais para sentar e conversar no quarto onde o corpo do velho está, no entanto, ele começa a se sentir desconfortável e a ouvir um zumbido. À medida que o zumbido aumenta ele chega à conclusão de que é o som do coração do velho que está vindo de debaixo das tábuas. Finalmente, em um momento de loucura, o personagem principal confessa seu crime para os policiais, levando-os diretamente ao corpo escondido debaixo do assoalho. O som do coração da vítima que o perturbava não era nada além de sua própria consciência culpada.

Feita a análise, dá-se início à gamificação:

Instruções:

Passo 1: Individualmente ou em grupos, os alunos irão abrir o link com a gamificação que envolve perguntas acerca do conto “O coração delator”.

Link do game (é só copiar e colar o endereço): https://view.genial.ly/644c159f665a9e00187f40d4/interactive-content-o-coracao-delator

Desafio em níveis:

Passo 2: Responder corretamente as 10 perguntas que são do nível fácil ao difícil e obter o código de cada questão.

Progresso:

Passo 3: A cada questão correta é atribuída uma pontuação, e a soma é o resultado de um código. É necessário que o aluno anote as pontuações obtidas para que ao final relate o número obtido. Observação: Será possível voltar à tela anterior para refazer a questão em caso de resposta inadequada para obter todas as pontuações.

Passo 4: Após ultrapassar todos os níveis, os alunos ou grupos devem correr até o quadro para garantir sua vaga na final e falar qual é o seu resultado. Após isso, será aberto um envelope com o código.

Premiação:

Passo 5: O aluno ou grupo que acertar ou mais se aproximar da resposta correta receberá um brinde. Sugestão 1: O código utilizado é a data de publicação do conto “O coração delator” (1843).Sugestão 2: O envelope pode ser confeccionado com papel A4 ou comprado em livrarias. Sugestão 3: O brinde fica a critério do professor, mas poderia ser pirulitos, balas, bis, chocolates, caneta, lápis, etc.

Feedback:

Por fim, o professor poderá dar um retorno aos alunos, comentando sobre a dedicação de cada um e a maneira como responderam às questões ou atribuir qualquer comentário relevante em relação à atividade gamificada.

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017.

PÖE, Edgar Allan. O coração delator. Tradução de S. de M. Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, edição de 24 de abril de 1890.SARTEL, Marcelo. Conto. Brasil escola, [s.d.]. Disponível em: https://www.portugues.com.br/literatura/o-conto-suas-demarcacoes-.html. Acesso em: 20 de abril de 2023.

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