Sequência Didática – Figuras de Linguagem, Polissemia e Homonímia

Autoras:

Cláudia de Jesus Andrade

Dayany Sabrine A. Vasconcelos

Paula Pereira

Shirlene Andrade de Jesus

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

INTRODUÇÃO

Com base no modelo de sequência didática apresentado por (COSSON, 2011), Letramento literário: teoria e prática, apresentaremos uma versão adaptada da proposta utilizada pelo autor para produzirmos atividades gramaticais, de compressão e produção textual, com base em tirinhas e charges que apresentam figuras de linguagem, polissemia e homonímia. A temática central foi retirada do livro de Língua Portuguesa Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem, na parte “Caderno de Estudos de Língua e Linguagem”, pág. (194-223) do 7º ano do ensino fundamental, que tem como autoras Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, da Editora Moderna do ano 2012. Foram utilizados os conceitos de compreensão e produção, embasados pela tipologia textual de Marcuschi em, Produção textual; análise de gêneros e compreensão, 1946, pág. (99-126 e 271-276), e Sírio Possenti, Por que (não) ensinar gramática na escola, 1996, pág. (63-72), com as definições dos tipos de gramática: normativa, descritiva e internalizada. Serão apresentados os conceitos e exemplos de charges e tirinhas e suas diferenças, de acordo com os temas trabalhados, como também atividades gramaticais, de compreensão e produção textual.

GÊNERO:

  • Tirinhas e charges.

PÚLICO-ALVO:

  • 7º ano do Ensino Fundamental.

NÚMERO DE AULAS:

  • 5 aulas de 50 min.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro, giz, notebook, caixas de som, data show, folhas de papel A4, caderno, lápis, borracha e caneta.

OBJETIVO GERAL:

  • Despertar nos alunos o interesse pela língua portuguesa em seus diferentes âmbitos, gramática, compreensão e produção de texto, como também o senso crítico. Motivá-los a se posicionarem diante das situações cotidianas, expressando sua opinião acerca dos assuntos de cunho social.
  1. MOTIVAÇÃO

 1ª aula: Levar para a sala de aula uma música que contenha figuras de linguagem.

Para a aula 1, o professor utilizará como motivação a música “Tempos Modernos” de Lulu Santos (anexo 1), que contém várias frases com figuras de linguagem para que os alunos percebam que ao ouvirem a música despercebidos eles não conseguirão identificar nada de diferente nas frases, porém ao analisar frase por frase é possível identificar vários tipos de figuras de linguagem em toda a canção, e que isso não ocorre apenas com essa música, mas com várias outras. Depois o professor irá iniciar um debate em sala perguntado quais figuras de linguagem eles já conhecem e para que eles acham que os autores de músicas utilizam esse recurso e explicará seus usos e finalidades.

Objetivos específicos: Identificar figuras de linguagem em coisas do dia a dia como música, aprender como são utilizadas e a sua finalidade para cada uso.

  1. INTODUÇÃO

2ª aula: Apresentação de charge e tirinha sobre o tema, abordagem de figuras de linguagem, diferença entre charge e tirinha, aplicação de exercício.

Para essa aula, o professor primeiramente irá mostrar uma tirinha (anexo 2), e uma charge (anexo 3), a tirinha se utiliza do efeito do eufemismo para a construção do sentido, já a charge utiliza a figura de linguagem metonímia mais nitidamente, parte pelo todo. Depois, o professor apresentará aos alunos as figuras de linguagem e explicará como utilizá-las e que sentido elas trazem no texto ou em frases isoladas. Em seguida, a partir daqueles exemplos eles irão responder se o que foi apresentado antes se trata de charge ou tirinha, e explicará a diferença entre os gêneros. Posteriormente, será aplicada um exercício (anexo 4) afim de observar se eles realmente entenderam o assunto aplicado até aquele momento.

Significado de charge e tirinha

De acordo com o site Um Vestibulando a charge “faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais, geralmente na esfera política, afim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. Além disso, a charge quase sempre utilizada a caricatura para delinear o(s) personagem(s) envolvidos”, já a tirinha “é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais, e é publicada com regularidade”.

Objetivos específicos: Identificar a(s) figura(s) de linguagem, compreender o sentido da charge, distinguir charge de tirinha, desenvolver o senso crítico dos alunos(as).

  1. INTERPRETAÇÃO

  3ª aula: Definição do conceito de polissemia e homonímia, exemplos de charges sobre o tema, aplicação de um exercício de compreensão.

Nesta aula iremos definir o conceito de polissemia e homonímia, e mostrar exemplos através de charges (anexo 5) que chamem a atenção dos alunos para o maior entendimento sobre o tema que irá ser trabalhado. Antes mesmo do professor trabalhar o tema, ele irá pedir para que os alunos escrevam em uma folha em seu caderno algumas palavras que eles acham que tenham a mesma escrita, mas que possuem mais de um significado, e palavras que podem ter seu sentido alterado em situações diferentes. Ao concluírem o que foi pedido pelo professor, será iniciado um debate em sala sobre o que foi pedido aos alunos para certificar se os alunos entenderam o que foi pedido pelo professor. Finalizando, o professor entregará aos alunos um exercício de compreensão (anexo 6) a partir de tirinhas para eles começarem em aula e terminarem em casa.

Definição de polissemia

De acordo com o site Meus Dicionários “polissemia é um termo cujo significado envolve uma mesma palavra que possui diversos significados diante a vários contextos em que pode ser inserido”.

Link do site: https://www.meusdicionarios.com.br/polissemia

Definição de homonímia

Segundo o site Norma Culta homonímia “são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes.”

Link do site: https://www.normaculta.com.br/palavras-homonimas/

Objetivos específicos: Desenvolver com os alunos a parte de compreensão textual, através do gênero charge e tirinha, desenvolvendo o senso crítico dos alunos.

  1. CONCLUSÃO

4ª aula: Início da finalização da sequência didática.

Para finalizar a abordagem do tema trabalhado em sala, o professor precisará de duas aulas. Na primeira, ele dará sequência ao assunto trabalhando com uma charge que traz uma figura de linguagem, a ironia. Antes do professor mostrar e explicar a charge ele irá conceituar o termo ironia apresentando sua definição. Após o professor explanar o significado do termo ironia e citar exemplos, ele deverá mostrar uma charge (anexo 7), a qual tem um cunho político. Depois da exibição da charge para toda a turma, o professor deverá instigar os alunos a fazerem um pequeno debate sobre o assunto da charge, mediante os seguintes aspectos:

  • Do que se trata a charge?
  • Qual a ironia retratada?
  • O que vocês acham dos políticos e da política brasileira?
  • Por que o garoto se referiu ao outro garoto como “político”?
  • Qual a situação de nós brasileiros perante isso?

Significado de ironia

De acordo com o site Significados “Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal”.

Link do site: https://www.significados.com.br/ironia/

Objetivos específicos: Capacitar os alunos a produzirem textos, a partir dos gêneros charges ou tirinhas, dando suporte a esses alunos a produzirem seu texto por meio das explanações e debates realizados em sala.

5ª aula: Continuação da aula anterior e finalização da sequência didática com uma produção textual.

Nesta última aula e final da sequência didática, o professor irá retomar a aula passada sobre a discussão da charge que fala sobre político. Após toda discussão acerca do assunto, chegou a hora da produção textual. Mediante o que foi trabalhado em sala, o professor deverá propor aos alunos a produção de um texto, a partir da charge trabalhada e de toda discussão tida em sala de aula acerca do tema, obedecendo aos critérios de produção estabelecidos por Marcuschi (1946), acerca da coesão, coerência, entre outros.

 Referências

Conceito de polissemia. Disponível em: https://www.meusdicionarios.com.br/polissemia.  Acesso em: 06/03/2018.

Conceito de homonímia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-homonimas/ Acesso em: 06/03/2018.

Definição de charge e tirinha. Disponível em: https://umvestibulando.wordpress.com/2013/01/06/a-diferenca-entre-charge-cartum-tirinha-e-caricatura. Acesso em: 05/03/2018.

Definição de ironia. Disponível em: https://www.significados.com.br/ironia/. Acesso em: 05/03/2018.

FIGUEIREDO, Laura de. Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar, Shirley Goulart. -1. ed. – São Paulo: Moderna, 2012, pág. (194-223)

Letra da música “Tempos Modernos”. Disponível em:  https://www.vagalume.com.br/lulu-santos/tempos-modernos.html. Acesso em: 06/03/2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio, 1946. Produção textual; análise de gêneros e compreensão/ Luiz Antônio Marcuschi, – São Paulo: Parábola Editorial, 2008, pág. (99-126 e 271-276)

POSSENTI, Sírio, Por que (não) ensinar gramática na escola/ Sírio Possenti-Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996, pág. (63-72)

Anexos

Anexo 1: Letra da música “tempos modernos” de Lulu Santos.

Link da letra: https://www.vagalume.com.br/lulu-santos/tempos-modernos.html

TEMPOS MODERNOS

Lulu Santos

Eu vejo a vida melhor no futuro

Eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia (Metáfora)

Que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta

Repleta de toda satisfação (Hipérbole)

Que se tem direito

Do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa

Que isto valha pra qualquer pessoa

Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era

De gente fina, elegante e sincera

Com habilidade

Pra dizer mais sim do que não, não não

Hoje o tempo voa, amor (Personificação / Hipérbole)

Escorre pelas mãos (Metáfora)

Mesmo sem se sentir

Não há tempo que volte, amor

Vamos viver tudo o que há pra viver (Aliteração / Pleonasmo / Hipérbole)

Vamos nos permitir

Anexo 2: Tirinha (Eufemismo).

01

 https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/linguagens-codigos/figura-de- linguagem

Anexo 3: Charge (Metonímia).

 02

http://professoralexandrebastos.blogspot.com.br/2013/11/figuras-de-linguagem.htm

Anexo 4: Exercício.

Exercício – Gramatical

  • De acordo com a leitura e interpretação das tirinhas e seus conhecimentos sobre figuras de linguagem, responda:
  1. Identifique quais tipos de figura de linguagem estão mais presentes em cada tirinha. Você consegue identificar alguma outra figura?
  2. Explique porque o autor da charge utilizou essa figura de linguagem para construir o humor da tirinha?
  3. Na primeira charge, o que as palavras em destaque do primeiro quadrinho tem de semelhança com as dos outros três quadrinhos? Se necessário, pesquise no dicionário o significado delas e seus sinônimos.
  4. Que outras palavras poderiam substituir as de destaque no primeiro quadrinho? Manteria o mesmo sentido do texto?

Anexo 5: Exemplos de charges com homonímia e polissemia.

Charge (Homonímia)

03

https://www.google.com.br/search?q=charge+sobre+polissemia&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjM3dAqM7ZAhXJs1kKHSr6A1IQsAQIJw&biw=1366&bih=662#imgrc=-nZ5JxDoBuSUXM

Charge (Polissemia)

04

https://descomplica.com.br/blog/portugues/lista-ambiguidade-polissemia/

Anexo 6: Exercício de compreensão.

Exercício de compressão

 Com base na tirinha responda as seguintes alternativas:

  • 05

https://www.google.com.br/search?tbm=isch&q=tirinha+sobre+polissemia&backchip=online_chips:polissemia+tipos&chips=q:tirinha+sobre+polissemia&sa=X&ved=0ahUKEwjhx5jm7NXZAhUDyFkKHVrDXAQ3VYIJSgA&biw=1366&bih=662&dpr=1#imgrc=q4Dstk8cxsbP7M 

  1. De acordo com o que aprendemos durante a aula, essa tirinha trata-se de um exemplo de homonímia ou polissemia?
  2. Em qual palavra podemos perceber? Explique.
  3. Em que consiste o humor da tirinha?
  4. Elaborem uma charge ou tirinha com tema livre, contendo palavras homônimas e polissêmicas

 Anexo 7: Exemplo de charge (Ironia).

06

https://www.lendo.org/termos-literarios-vestibular-enem/

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Sequência Didática – Figuras de Linguagem, Polissemia e Homonímia

  1. Material excelente! Clareou minhas ideias para trabalhar Figuras de Linguagem de forma prazerosa! Acrescentarei poemas de Gregório Matos que têm muitas ironias.
    Obrigada!

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