Plano de aula: Polissemia, homonímia e paronomásia em tirinhas e músicas

Emprego de polissemia, homonímia e paronomásia em tirinhas e músicas

Andréa Mendonça Cunha;

Joilda Alves de Oliveira;

Karolaine Nascimento Santos;

Kely de Carvalho Oliveira.

 

Plano de aula

Apresentação

Este trabalho foi elaborado e apresentado à disciplina de Semântica e Pragmática, como requesito avaliativo, ministrada pela profª. Márcia Regina Curado Pereira Mariano. Na Universidade Federal de Sergipe, campus Prof. Alberto Carvalho.

Identificação

Público: 1º ano do Ensino Médio.

Duração: 3 aulas de 50min.

Tema: O emprego da polissemia, homonímia e paronomásia em tirinhas e músicas.

  1. Objetivo geral
  • Estudar as relações semânticas de polissemia, homonímia e paronomásia.
  1. Objetivos específicos
  • Compreender os conceitos de polissemia, homonímia e paronomásia;
  • Identificar esses recursos semânticos em diferentes gêneros textuais;
  • Aprimorar a interpretação textual a partir do domínio do conceito desses recursos;
  1. Conteúdo
  • Conceito de polissemia e exemplos através de tirinhas;
  • Conceito de homonímia e exemplos através de tirinhas;
  • Conceito de paronomásia e exemplos através de músicas;
  1. Recursos

Serão utilizados durante a aula expositiva data show e caixinhas de som. Na atividade realizada em sala, serão utilizados lápis, papel e dicionário.

  1. Metodologia

1ª aula (50 min): conceito de polissemia e homonímia

Na primeira aula serão apresentados, por meio de slides, os conceitos de polissemia e homonímia. Para que essas relações semânticas sejam bem compreendidas, serão apresentados e discutidos exemplos a partir de frases e tirinhas.

  • Polissemia

A polissemia ocorre quando uma única palavra possui vários significados.

Ex1: Ele ocupa um alto posto na empresa.

Ex2: Abasteça no posto da esquina.

Nos exemplos acima, a palavra posto é polissêmica porque a mesma palavra assume significados diferentes em cada uma das situações.

Ex3: anexo 1

  • Homonímia

A homonímia é um fenômeno semântico onde duas palavras com origens e significados diferentes possuem o mesmo som e/ou mesma grafia. Elas podem ser:

Homônimas homófonas: palavras que possuem o mesmo som e grafia diferente.

Ex4: Irei para o concerto hoje à noite.

Ex5: Faço conserto em relógios.

Homônimas homógrafas: palavras que possuem a mesma grafia e som diferente.

Ex6: Ele força a garota a ir para as festas. (Verbo)

Ex7: Ela é uma mulher de muita força. (Substantivo)

Homônimos perfeitos: palavras com o mesmo som e a mesma grafia, mas com significados diferentes.

Ex8: Eles verão do que sou capaz. (Verbo)

Ex9: No próximo verão conhecerei todas as praias sergipanas.

Ex10: anexo 2

2ª aula (50 min): Conceito de paronomásia

Na segunda aula será apresentado o conceito de paronomásia. Em seguida, esse recurso será analisado a partir de músicas, as quais os alunos irão ouvir e acompanhar com a letra impressa, para perceberem que a paronomásia está presente em nosso no cotidiano. Por exemplo nas músicas que gostamos e ouvimos.

  • Paronomásia

A paronomásia é caracterizada por palavras com sons parecidos e significados diferentes, que podem ter seus significados aproximados de acordo com um contexto. Por equívoco ou intencionalmente, por exemplo, em músicas ou poemas.

Ex11: Diligente/ dirigente; cavalheiro/cavaleiro; retificar/ratificar.

Ex12: “Há soldados armados, amados ou não quase todos na rua, indeciso cordão”. (Geraldo Vandré).

Ex13: anexo 3

3ª aula (50 min): atividades e debate

Na terceira aula, os alunos desenvolverão atividades acerca desses conceitos a partir de tirinhas e músicas. Os alunos poderão utilizar um dicionário, caso necessário, para verificar definições de palavras e confirmar seu sentido. Serão disponibilizados 30 minutos para o desenvolvimento individual da atividade e 20 minutos para o debate. (Anexo 4 – atividades).

  1. Avaliação

A avaliação se dará a partir da realização das atividades desenvolvidas na terceira aula. Teremos como critério de avaliação a capacidade do aluno de identificar a polissemia, a homonímia e a paronomásia e os efeitos de sentido proporcionados por esses recursos nos gêneros textuais tirinha e música.

Referências

PIETROFORTE, A. V. S. LOPES, I. C. Semântica lexical. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003. p. 129-132.

Armandinho. Disponível em <https://www.facebook.com/tirasarmandinho/?fref=ts&gt; Acesso em 05 de abril de 2017.

Jorge e Mateus, Ou some ou soma. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/jorge-e-mateus/ou-some-ou-soma.html&gt; Acesso em: 05 de abril de 2017.

Maria Bethânia, Mortal loucura. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/maria-bethania/mortal-loucura.html&gt; Acesso em: 05 de abril de 2017.

Paula Perin dos Santos, Paronomásia. Disponível em: <http://www.infoescola.com/linguistica/paranomasia/&gt; Acesso em: 05 de abril de 2017.

Paula Fernandes, Tocando em frente. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/paula-fernandes/tocando-em-frente-part-leonardo.html> Acesso em: 05 de abril de 2017.

 

Anexos

Anexo 1 – Exemplos de polissemia em tirinhas:

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Anexo 2 – Exemplos de homonímia em tirinhas:

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Anexo 3 – Exemplos de paronomásia em músicas:

Mortal loucura

Maria Bethânia

Na oração, que desaterra… a terra
Quer Deus que a quem está o cuidado… dado
Pregue que a vida é emprestado… estado
Mistérios mil que desenterra… enterra

Quem não cuida de si, que é terra, erra
Que o alto Rei, por afamado, amado
É quem lhe assiste ao desvelado, lado
Da morte ao ar não desaferra, aferra

Quem do mundo a mortal loucura, cura
A vontade de Deus sagrada, agrada
Firmar-lhe a vida em atadura, dura


O voz zelosa, que dobrada, brada
Já sei que a flor da formosura, usura
Será no fim dessa jornada, nada

Ou Some ou Soma

Jorge e Matheus

Me diz o que você quer de mim
Fala que tá sentindo saudade
Que me ama mas não é verdade

Quando eu olho você já sumiu
Meu mundo desaba e a ficha caiu
To sozinho chorando, sofrendo, por sua ausência
De repente você aparace e o coração não obedece
Se é pra sofrer não quero te ver
Sai da minha vida e vê se me esquece


Ou some ou soma, deixe de drama
Eu já to cansado de arriscar
E quando eu começo a gostar
Aí você some, nem lembra meu nome
Depois volta querendo somar
Desculpa, desse jeito assim não dá
Pra amar…
Pra amar…
Pra amar…

Tocando em frente

Almir Sater

Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe?
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei.

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou.

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
de ser feliz.

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.

Anexo 4

Atividade referente aos estudos de polissemia, homonímia e paronomásia.

1. Identifique na tirinha abaixo qual a relação semântica que se estabelece entre as palavras:

 ativ.jpg

 

2. Observe a tirinha abaixo e identifique qual recurso semântico estudado está sendo utilizado e explique o efeito de sentido ocasionado por ele.

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3. Analise as frases abaixo e identifique se existe homonímia, polissemia ou paronomásia. Justifique.

a. Com tais premissas ele sem dúvida leva-nos às primícias. (Padre Antonio Vieira)

b.  Juliana foi ao banco retirar o extrato.

c. O russo estava com o cabelo ruço.

d. A vela do altar caiu.

4. Qual a relação entre palavras que é estabelecida nesse trecho da música: “Mortal loucura” de Maria Bethânia? Justifique.

Quem não cuida de si, que é terra, erra
Que o alto Rei, por afamado, amado
É quem lhe assiste ao desvelado, lado
Da morte ao ar não desaferra, aferra

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