SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CYBERBULLYING

Autoras: 

Adriana Santos

Lidiane Goes dos Santos

Renata Santos Rosa


APRESENTAÇÃO

“Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.” (SANTOMAURO, 2010)

Por ser tão devastador e crescente o cyberbullying resolvemos abordá-lo em nossa sequência didática através de tirinhas. Serão 08 aulas de 50 minutos assim divididas: duas aulas que abordarão a compreensão textual através de uma tirinha relacionada ao cyberbullying. Duas aulas relacionadas à gramática verbal. Por fim quatro aulas acerca da produção textual sobre cyberbullying, enfatizando o sexting. Para desenvolvermos o trabalho buscamos aporte teórico em Possenti (2000) e Marcuschi (2008).

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Público-alvo: 9° ano.

Número de aulas: 08 aulas de 50 minutos cada.

Materiais: quadro, piloto ou giz, papel, caneta, atividades de tirinhas em papel sulfite e cópias de notícia.

Objetivos:

· Conceituar cyberbullying;

· Debater sobre o tema conscientizando os alunos da gravidade do assunto;

· Explorar a vivência dos alunos acerca do tema, seja experiência pessoal ou terceiros;

  • Instigar os alunos no desenvolvimento do conhecimento cognitivo através de questões subjetivas e inferenciais que envolvem o conteúdo da gramática (verbo).
  • Possibilitar no processo ensino-aprendizagem por meio de tirinhas;
  • Facilitar a compreensão do alunado, fazendo a contextualização do conteúdo com atividade proposta que envolva a gramática descritiva e internalizada;
  • Apresentar o “sexting” aos alunos, visando aguçar o conhecimento sobre o assunto através da tirinha e da notícia apresentada;
  • Fomentar a criticidade dos alunos por meio da leitura, compreensão e produção textual através do conteúdo trabalhado;
  • Exercitar a escrita dos alunos, fazendo-os observar os “erros” cometidos segundo a gramática normativa após correção do docente;
  • Estimular a oralidade e melhorar a comunicação dos alunos por meio da apresentação das dissertações produzidas, além de informar sobre a ilegalidade da prática do cyberbullying, a fim de instruí-los sobre o assunto.

Interpretação e Compreensão textual

“A textualidade não depende, de um modo Geral da correção sintático-ortográfica da língua e sim da sua contribuição de processabilidade cognitiva e discursiva”. (MARCUSCHI, 2008, p.91).

1° Aula:

A 1ª aula trabalhará com a compreensão textual. A base textual será a tirinha abaixo que aborda de modo muito claro o cyberbullying. A partir da tirinha os alunos deverão responder as seguintes questões:

1- O que as duas garotas fizeram? Você concorda com a atitude delas?

2- Qual a intenção das garotas ao expor os colegas?

3- Qual meio de comunicação utilizado para propagar a brincadeira de mau gosto? Na sua opinião por que as garotas escolheram esse meio?

4- Qual a reação dos garotos no dia seguinte ao chegarem na escola? Como você acha que eles se sentiram?

5- Qual atitude dos garotos após se depararem com as fotos alteradas deles na escola?

6- Após revelarem ao diretor quem foram as autoras da brincadeira de mau gosto o que aconteceu com as meninas?

7- Se fosse você o aluno prejudicado pelas garotas como você se sentiria? O que você faria?

8- Qual a moral dessa tirinha?

9- A situação apresentada na tirinha denomina-se cyberbullying e é muito comum no dia a dia. Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente. Você conhece casos de cyberbulling? Comente.

As questões abordam todos acontecimentos da tirinha para que o aluno compreenda todo enredo claramente. A pergunta 3 é fundamental para que seja introduzido posteriormente o conceito de cyberbullying que é justamente o bullying cometido através da internet. As perguntas também sempre remetem aos alunos refletirem por que expor o colega, como o colega exposto se sente na situação, se o aluno concorda com tais atos. Por fim após a completa compreensão do texto a questão 9 traz o conceito de cyberbullying, e pretende que o aluno traga situações dentro do tema que sejam do conhecimento dele para serem debatidas.

2° Aula:

A 2ª aula consistirá no debate acerca das questões sobre a tirinha. O professor irá dispor à turma em um círculo e provocá-los sobre o tema cyberbullying. Assegurar que todos compreenderam corretamente a tirinha. Que as duas garotas insultaram os meninos através da internet porque pensavam que assim não seriam descobertas, e ainda seria um meio de alto alcance pois a internet não possui fronteiras. Ao fim da tirinha as garotas estão apresentando sobre uso responsável da internet, mostrando arrependimento. O professor deve se r enfático na 9 questão, ele deve mostrar aos alunos fatos reais da prática do cyberbullying, assim como pedir que eles também falem se já viram situações como essa. Ao fim da aula os alunos devem estar conscientizados da gravidade do cyberbullying, que não se deve cometê-lo, deve-se ao contrário combatê-lo.

GRAMÁTICA

“[…] poder-se-ia fazer uma proposta elementar do ensino de gramática na escola. Tal proposta consistiria em trabalhar na escola com três gramáticas, privilegiando a gramática internalizada, em seguida, a descritiva e, por último, a normativa”. (POSSENTI, 1996).

3° Aula:

Essa aula trabalhará a gramática instigando os alunos a reconhecerem na tirinha a presença do verbo, bem como, formularem a definição do mesmo, de maneira que eles possam saber sua funcionalidade dentro da frase. Logo após a leitura do conceito sobre verbo e da tirinha que traz como tema o cyberbullying, o professor deverá propor uma atividade acerca do conteúdo verbo, pois não basta apenas defini-lo, mas compreender como ele atua dentro da frase intermediando os outros elementos. A partir do gênero tirinha, os alunos desenvolverão atividades através de questões subjetivas e inferenciais.

Praticando a gramática:

Definição de verbo:

“Verbo é um elemento dentro de uma frase que situa quem fala ou escreve nos eventos de tempo no momento em que o discurso está sendo produzido. Estes podem exprimir ações; permitir manifestações de sentimentos; sensações; estados e fenômenos naturais, como também desenrolar os eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.”

Disponível em:

<https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/verbo—definicao-o-que-e-e-para-que-serve.htm> Acesso em: 02 mar. 2018.

Observe a tirinha e responda:

1- Com base no que foi exposto sobre o verbo, defina-o com suas palavras.

(Pretende-se trabalhar a gramática internalizada, a partir de uma questão inferencial)

2- Identifique os verbos na tirinha, tem alguma forma verbal que você enquanto leitor não utilize ou não conheça?

(Espera-se trabalhar a gramática descritiva, partindo de uma questão inferencial)

3- Observe os verbos e classifique-os como eles se apresentam nas frases em:

Verbo Tempo Modo
Vou
Dar
Espera
Ensino
Enviar
Deixou

(Deseja-se que os alunos utilizem a gramática descritiva para responder essa questão que não limita-se somente a uma cópia)

4- Quando um dos garotos fala na tirinha: “Vou dar-te esse livro na cabeça”, o que ele quis dizer com a expressão “dar-te”, esse elemento poderia ser substituído por outro verbo sem alterar o sentido original do texto?

(Espera-se que o aluno utilize sua gramática Internalizada para responder essa questão inferencial e metalinguística)

5- Crie um novo diálogo entre os personagens, utilizando outros verbos sem modificar o sentido da historinha, ou seja, sem alterar o tema que retrata a prática do cyberbullying.

(Espera-se que o aluno utilize sua gramática Internalizada para responder essa questão inferencial e metalinguística)

 4° Aula

A quarta aula fará parte da correção da atividade em sala entre professor e aluno, depois da correção o professor deverá promover uma discussão sobre as respostas dadas pelos discentes, a fim de verificar se realmente o objetivo da proposta de atividade foi atendido. Destacará as melhores tirinhas produzidas pelos alunos e falará um pouco sobre o cyberbullying contido nas tirinhas e suas consequências.

 5° Aula:

PRODUÇÃO TEXTUAL

“A contribuição essencial das inferências na compreensão de textos é funcionarem como provedoras de contexto integrador para informações e estabelecimento de continuidade do próprio texto, dando-lhe coerência”. (MARCUSCHI, 2008, p. 240).

A quinta aula adentrará o tema “sexting”, um tipo de cyberbullying que vem crescendo de forma alarmante entre os jovens nos últimos anos devido a popularização da internet e suas redes sociais. O sexting tem causado consequências muitas vezes irreversíveis na vida de suas vítimas, incluindo até o suicídio em casos mais drásticos. Para tratarmos sobre esse assunto introduziremos uma tirinha que fará com que cada aluno através do seu conhecimento de mundo consiga inferir, ainda que não conheça o termo, do que se trata o assunto:

Após a tirinha é dada a definição do termo sexting:

“O nome “sexting” é baseado em uma junção de palavras, oriundas dos radicais “Sex” (sexo) e “Ting” (sufixo de texting), exatamente por essa origem histórica do “sexo por mensagens de texto”. Apesar de atualmente os conteúdos terem se tornado menos textuais, o nome manteve-se. Hoje, admite-se como sexting o envio de conteúdo erótico pessoal por qualquer meio eletrônico, incluindo mensageiros instantâneos e e-mails.”

Disponível em:                                                                                                                                                       < https://www.tecmundo.com.br/celular/3070-voce-sabe-o-que-e-sexting-.htm >             Acesso em 02 de março de 2018.

Em seguida a recente notícia “Sexting: envio de mensagens com conteúdo sexual cresce entre adolescentes” do site G1 é apresentada para contextualizar o comprovar o que será debatido posteriormente.

Disponível em:                                                 <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/sexting-envio-de-mensagens-com-conteudo-sexual-cresce-entre-os-adolescentes.ghtml > Acesso em 02 de março de 2018.

Após a explanação e informação dada, o docente deverá estimular um pequeno debate entre os alunos inserindo perguntas do tipo: Vocês conheciam o sexting? O que acharam da tirinha? Conhecem algum caso parecido? Se sim, como a vítima ficou após ter um sexting vazado? 

6° Aula:

A sexta aula procurará aguçar o senso crítico do discente através da tirinha apresentada instigando a produção escrita por meio de uma dissertação.

1- Após todo conhecimento adquirido até o momento acerca do sexting, observe a tirinha anterior e disserte sobre esse assunto. Para tal, observe todos os perigos e consequências que essa prática aparentemente inofensiva, pode causar na vida das pessoas, tente observar se há um gênero específico (masculino ou feminino) que mais sofra com essa situação, caso acredite que sim, discorra ao longo da sua dissertação, apontando o porquê de você achar isso, caso considere necessário pesquise na internet por meio do celular um pouco mais sobre o conteúdo abordado. Ao final da aula entreguem suas produções ao professor(a) para que ele(a) corrija-as e traga-as na próxima aula.

7° Aula:

Nesta aula o docente deverá entregar as dissertações devidamente corrigidas, a fim de promover a padronização que rege a escrita no ambiente escolar. Os alunos irão reescrever o seu texto de acordo com as normas gramaticais. Caso os alunos tenham dúvidas o docente irá ajudá-los, explicando o que for necessário. Essa atividade auxiliará os alunos a familiarizarem-se com o universo escrito, fazendo-os observar onde devem melhorar nesse contexto.

8° Aula:

Após abordado, debatido, produzido e revisado o texto, chegou a hora do aluno apresentar sua dissertação aos demais colegas de classe. O docente deverá solicitar de forma aleatória que cada aluno levante-se e leia a sua dissertação para a classe, essa atividade o ajudará a estimular a oralidade e melhorar a comunicação ao precisar apresentar-se em público, já o adaptando para situações futuras. Lidas as dissertações em que o ponto de vista de cada aluno foi colocado e provavelmente defendido, o docente deverá explanar de maneira sucinta sobre a Lei Nº 13.185/2015 que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying e Cyberbullying) em todo o território nacional para que eles saibam que cyberbullying é uma prática ilegal e quem o fizer estará praticando um crime podendo ter sérios problemas com a justiça. Segue o site do Planalto com a Lei na íntegra.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm>. Acesso em: 02 mar. 2018.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

1, G. ‘Sexting’: envio de mensagens com conteúdo sexual cresce entre os adolescentes. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/sexting-envio-de-mensagens-com-conteudo-sexual-cresce-entre-os-adolescentes.ghtml>. Acesso em: 02 mar. 2018.

SANTOMAURO, Beatriz . Cyberbullying: a violência virtual. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1530/cyberbullying-a-violencia-virtual>. Acesso em: 02 mar. 2018.

CAMPOS, Lilian. Verbo – definição: O que é e para que serve. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/verbo—definicao-o-que-e-e-para-que-serve.htm>. Acesso em: 02 mar. 2018.

PRESIDÊNCIA da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos: LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm>. Acesso em: 02 mar. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

POSSENTI, Sírio. Por que (Não) ensinar gramática na escola. 6. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2000. 95 p.

 

Um comentário sobre “SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CYBERBULLYING

  1. Bom dia ! A necessidade de tratar p tema nas escolas, foi reforçada pela lei 13.185/15, também conhecida como lei antibullying. Ela institui o prograna de combate à intimidação sistemática ( Bullying) e caracteriza ato de violência física ou psicológica . Portanto, para evitar a propagação do Cyberbullying, torna – se necessário trabalhar o olhar sobre o outro.

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