O que são projetos escolares?

Entendido o projeto escolar como um gênero textual mais amplo, a sua efetiva funcionalidade é a criação de atividades a serem aplicadas no ambiente escolar. Com maior dimensão, os projetos podem conter diferentes gêneros com intenções variadas. Estruturalmente, esse gênero divide-se basicamente em quatro partes: introdução, objetivos, metodologia e justificativas. De modo indispensável, faz-se necessária a exposição de uma apresentação inicial para introduzir a proposta geral. Depois disso, o segundo tópico corresponde ao que é almejado pelo professor e/ou coordenação pedagógica na aplicação temática, através das atividades. Por fim, as duas últimas divisões referem-se à elaboração de uma sequência que busque comprovar a utilidade do projeto no currículo do aluno e/ou no aproveitamento dos conteúdos em sua vida social. Toda a prática desenvolvida tem como base a promoção de um espaço de aprendizagem lúdico e distinto do ensino tradicional.
Referências:

SILVA, Luciana; TAVARES, Helenice. Pedagogia de projetos: inovação no campo educação. Revista da Católica. Uberlândia. v. 2. n. 3. p. 236-245, 2010.

Projetos escolares: a motivação para aprender. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/projetos-escolares-motivacao-para-aprender.htm&gt;. Acesso em 29 de jan. de 2017.

Por: Daynara Lorena Aragão Côrtes