SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO
AUTORAS: BRUNA ANDRIELLI ANDRADE RIBEIRO
ELISANGELA REZENDE ROSA
ERIKA CONSOLATA DE OLIVEIRA
LAIS DE JESUS SANTOS
ROSELANE DE SANTANA FRAGA
SIMONE PEREIRA DA SILVA
DOCENTE: MÁRCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
APRESENTAÇÃO
Esta sequência didática tem como objetivo fazer os alunos que estão nas fases finais do ensino médio, já perto de começarem a ingressar no mercado de trabalho, entenderem a importância de se conhecer e de saber se apresentar para alguém, nesse caso para o seu provável futuro empregador. Para isso faremos uso dos seguintes gêneros: propaganda e propaganda eleitoral, autobiografia e currículo; que terão como papel guiar o aluno por etapas até se chegar à finalidade da atividade que é uma entrevista de emprego. Assim como os outros, esse último gênero será exposto aos alunos de maneira didática a partir da apresentação com conceitos, definições e exemplos de cada gênero trabalhado. Ademais, este trabalho diz respeito a uma das atividades avaliativas referente à disciplina Laboratório Para o Ensino de Gênero Textuais 2016.1 T01 ministrada pela Profª Drª. Márcia Regina Pereira Curado Mariano, e que tem como fundamentação, a elaboração desse procedimento didático por etapas a partir da escolha do grupo tanto por determinada temática quanto por determinado gênero, podendo, portanto basear-se nos modelos sugeridos pela professora, sendo eles: Modelos de Dolz (1998), Noverraz e Sheneuwly (2004), Modelo de Bronckart (2001) e Modelo de Cosson (2011).
ESTRUTURA CURRICULAR
1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio.
OBJETIVO GERAL
- Fazer com que os alunos estejam mais cientes de como funciona uma entrevista de emprego, como devem se comportar e o que deve ou não ser dito no momento da entrevista;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fazer com que os alunos compreendam a definição de cada gênero que será trabalhado, bem como a sua estrutura e finalidade.
- Expor aos alunos o que é gênero, trazendo para a sala de aula sua definição assim como também, outros gêneros, esses relacionados ao autoconhecimento e à apresentação pessoal;
- Fazer com que os alunos reconheçam a importância dos gêneros textuais durante a vida seja no âmbito profissional ou não;
- Reconhecer as características do gênero textual autobiografia;
- Apresentar o conceito de autobiografia e um roteiro específico para auxiliar os alunos na elaboração da autobiografia;
- Fazer com que o aluno produza sua autobiografia a partir do exemplo apresentado na sala de aula. Retirar da autobiografia informações que sejam utilizadas na produção final, o currículo;
- Fazer com que os alunos levantem critérios para escolha do seu futuro emprego;
- Refletir sobre a esfera de atuação social, política e profissional do entrevistado escolhido para elaborar perguntas coerentes com sua vivência na conjuntura sócio histórica;
- Produzir uma entrevista;
- Publicar a entrevista.
DURAÇÃO DE CADA ATIVIDADE
Aproximadamente 50 minutos;
NÚMERO DE AULAS
Aproximadamente 7 aulas;
DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA:
ATIVIDADE 1
GÊNERO PROPAGANDA ELEITORAL
Tendo em vista que em aulas anteriores os alunos estudaram o conteúdo sobre gênero e tipologia textual, iremos trabalhar outro gênero: Propaganda Eleitoral.
CONCEITO DE PROPAGANDA ELEITORAL
É a propaganda em que partidos políticos e candidatos divulgam, por meio de mensagens dirigidas aos eleitores, suas candidaturas e propostas políticas, a fim de se mostrarem os mais aptos a assumir os cargos eletivos que disputam, conquistando, assim, o voto dos eleitores.
CARACTERÍSTICA DA PROPAGANDA ELEITORAL
A propaganda pode se apresentar na forma de folhetos, volantes, folders, santinhos, cartazes, mídia televisiva, rádios, internet dentre outros meios de comunicação. Todos são realizados sob responsabilidade do partido, coligação ou candidato.
Esses são os meios de comunicação em que os candidatos tentam influenciar o comportamento do eleitor ou de um determinado grupo social, visando alertar, chamar atenção para uma causa social, sempre utilizando de discursos argumentativos e expositivo- argumentativo.
EXEMPLOS
Apresentaremos através de vídeo a propaganda eleitoral do candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, bem como o candidato a vereador, Robin. Tentaremos expor a diferença da postura, proposta, argumentações de ambos os candidatos.
REFERÊNCIA DOS VÍDEOS
https://www.youtube.com/watch?v=a0HvUU_1Nlc
https://www.youtube.com/watch?v=-dD8fQg2V-g
Ao final da aula os alunos terão como atividade extraclasse produzir individualmente um tipo de propaganda eleitoral para tentar convencer “os eleitores” e trazerem pronta para próxima aula.
ATIVIDADE 2
Com as atividades prontas, os alunos terão que apresentar de forma breve suas propagandas. Serão realizadas as possíveis correções (gramaticais) e no final será realizado uma votação com as melhores propostas, para isso utilizaremos de uma urna ( caixa) para que os alunos possam votar em seus determinados candidatos.
GÊNERO AUTOBIOGRAFIA
ATIVIDADE 3
Apresentar para os alunos o conceito de autobiografia, assim como a sua importância, características estruturais e a exibição de exemplo, e em seguida pedir para os alunos produzirem uma autobiografia para entregar na aula seguinte.
CONCEITO DE AUTOBIOGRAFIA
É um gênero textual em que uma pessoa narra a história da sua vida, trata-se de uma biografia escrita ou narrada pela pessoa biografada. A autobiografia pode ter diferentes formatos, tais como: o diário, as memórias, dentre outros, podendo ainda ser literal ou contar com elementos ficcionais. Consiste na narração da experiência vivencial do indivíduo, levada a cabo por ele próprio ou escrita com a ajuda de outro escritor.
CARACTERÍSTICAS DE UMA AUTOBIOGRAFIA
- Informações quanto ao nome da pessoa, data e local de seu nascimento;
- Fatos importantes da sua vida;
- Texto narrado em primeira pessoa;
- Uso frequente de pronomes pessoais e possessivos;
- O relato dos fatos no texto biográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, porém com o compromisso de dizer a verdade;
- O biógrafo é, em geral, uma pessoa importante, cuja vida e a obra despertam interesse.
EXEMPLO DE AUTOBIOGRAFIA
ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE AUTOBIOGRAFIA
1 – Qual o seu nome completo?
Qual a sua idade?
Qual a data de seu aniversário?
Naturalidade.
Filiação.
Profissão.
2 – Conte um pouco da história da sua família (Quem faz parte, como eles são, em que trabalham);
As suas lembranças da infância, as brincadeiras preferidas;
3 – Lembranças de quando começou a estudar;
As pessoas e os fatos que mais marcaram o seu percurso escolar;
4 – Quais são as suas principais características (físicas e psicológicas), interesses e habilidades;
Quais são os seus “pontos fortes” e os “pontos fracos”;
5 – Em qual a área profissional você deseja atuar?
Qual é o seu maior sonho?
ATIVIDADE 4
Os alunos vão fazer a leitura da autobiografia, em seguida o professor vai mostrar quais as informações presentes nela podem ser utilizadas na elaboração do currículo.
GÊNERO CURRÍCULO VITAE
ATIVIDADE 5
Levar para os alunos o que é um currículo, tal como sua funcionalidade, estrutura e a exposição de modelos. A partir de modelos de currículos, distintos dos que foram trazidos como exemplos, pedir que os alunos identifiquem quais são as partes de um currículo com o auxílio de um exemplar que é apresentado de maneira incompleta, como é mostrado no exemplo abaixo:
Roberto Cruz Moreira
23 – Solteiro – Sem Filhos
Rua José Fagundes – 456 – Centro – Itabaiana/SE
e-mail: robertonaruto10@gmail.com
Celular: (79) 9100-4235
________________________________
2º Grau Completo – Colégio Estadual Nestor Carvalho de Lima;
Idiomas: Inglês Avançado (Autoditata);
Graduação em Andamento Letras Inglês (UFS) – 8º Período.
________________________________
Cargo: Reforço Escolar Particular em Língua Inglesa
Local: Própria Residência
Período: Maio/2014 – Dias Atuais
Atividades exercidas: Auxilia das atividades escolares de alunos de 6º Ano do Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio
____________________________________
Curso de Inglês Completo na Pessoas Bilíngues
??????????????????????????????????????
Responsável, habilidoso, criativo e dono da Página How To Learn English no Facebook.
EXERCÍCIO
- A partir do Currículo mostrado acima, diga a qual tópico se refere cada uma das fileiras de interrogações postas sobre as informações do candidato à vaga de emprego.
ATIVIDADE 5
Produção de um currículo vitae pessoal por parte de cada aluno, baseando-se em prováveis campos empregatícios: comércio, licenciatura, saúde, serviços sociais entre outros. A partir disso, o professor deve fazer a correção das produções e assim que entregues, pode ser aberto um debate em relação quais foram as principais dificuldades para a realização da atividade, bem como outras questões que surgirem.
ONDE O PROFESSOR PODE ENCONTRAR EXEMPLOS DE CURRÍCULOS
PARA BAIXAR:
http://www.meucurriculum.com/survey.php
GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO
ATIVIDADE 6
Apresentar para os alunos o que é o gênero entrevista, suas caractéristicas, tipos, bem como a importância desse gênero na busca de uma futura profissão.
CONCEITO DO GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO
É um gênero jornalístico caracterizado pela alternância de perguntas e respostas que reproduzem tão fielmente quanto possível uma conversa entre entrevistador e entrevistado. A entrevista pode ser de dois tipos: oral e escrita, possui um guião (base da condução da entrevista que deve respeitar os seguintes procedimentos: definição de um tema, escolha do entrevistado, do entrevistador e a elaboração das perguntas). A linguagem tem uma função social, a qual pauta-se por uma finalidade específica, seja para persuadir, convencer sobre algo, relatar acontecimentos, instruir, informar, entre outros objetivos.
CARACTERÍSTICAS DE UMA ENTREVISTA
- Atitude Positiva;
- Facilidade de Comunicação;
- Pontualidade;
- Flexibilidade e Adaptação;
- Honestidade e Integridade;
- Capacidade Analítica na Solução de Problemas;
- Formalidade com relação às vestimentas;
- Habilidade para Trabalhar em equipe.
ATIVIDADE 7
Através da apresentação do vídeo que simula uma entrevista de emprego, os alunos terão um suporte para produzir uma entrevista com os colegas de classe com qualquer cargo escolhido e trazer na próxima aula, assim o professor irá poder observar as dificuldades dos discentes na produção desse gênero.
PROPOSTAS DE PERGUNTAS PARA FACILITAR A PRODUÇÃO DOS ALUNOS
- Fale um pouco sobre você.
2.O que você costuma fazer no seu tempo livre?
- Em que aspecto você se considera mais forte?
- Porque você gosta de atuar nesse tipo de trabalho?
- Onde você se vê daqui a cinco anos?
- Você consegue trabalhar bem sob pressão?
- O Que você consideraria a sua maior fraqueza?
- Qual seria a sua atribuição salarial?
- Porque você deseja esse emprego?
- Grande parte do trabalho que executará será rotineiro. Como você se sente a esse respeito?
AVALIAÇÃO
A avaliação pode ser feita com base na análise do questionário trazido pelos alunos, observando o quanto os aspectos do gênero entrevista foi aprendido por eles com a utilização do mecanismo de perguntas e respostas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. – 2ª ed. 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Autobiografia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/autobiografia > acessado em 26 out. 2016
Eleições Municipais 2016 – Propaganda Eleitoral. Disponível em: <http://www.mprs.mp.br/areas/eleitoral/arquivos/cartilha_eleitoral-propaganda_eleitoral.pdf > acessado em 26 out. 2016
Propaganda Politíco-eleitoral. Disponível em: < http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/propaganda-politico-eleitoral > acessado em 26 out. 2016
Modelos de Currículo 2016. Disponível em: < http://www.curriculocurriculum.com/modelos-de-curriculos-2016/ > acessado em 26 out. 2016
Curriculum Vitae. Disponível em: < http://www.meucurriculum.com/ > acessado em 26 out. 2016
Língua Dinâmica – Ideias e Sugestões para o Ensino de Língua e Literatura Portuguesas. Disponível em: < https://linguadinamica.wordpress.com/2016/08/02/sequencia-didatica-4/ > acessado em 26 out. 2016
O Gênero Entrevista. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18638 > acessado em 26 out. 2016
Vocabulário Comunicacional. Disponível em: < http://informecorporativo.wordpress.com/2009/05/27/vocabulario-comunicacional/ > acessado em 26 out. 2016