SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GÊNERO TEXTUAL PROVÉRBIO

GÊNERO TEXTUAL: PROVÉRBIO

AUTOR:  VALDEIR BRITO DOS SANTOS

DOCENTE: MÁRCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO

 

APRESENTAÇÃO

Esta sequência didática trabalha com o gênero textual provérbio cujas características são: uma frase de estilo popular, com um texto curto, um enunciado breve, com a forma de uma sentença. Trata-se de um gênero da oralidade que faz parte da sabedoria popular e tem como objetivo transmitir ensinamentos de geração por geração entre diversas culturas, além dos pensamentos filosóficos, atualmente, fazendo alguma crítica social.

Possui como tipo textual predominante o argumentativo, já que há “provérbios que confirmam, exemplificam, esclarecem algum ponto de vista; e provérbios que contestam, criticam, questionam” (FERREIRA, VIEIRA, 2013). É um gênero que deve ser trabalhado devido sua importância cultural e seu envolvimento com a sociedade através da oralidade.

O gênero textual provérbio é importante na compreensão, pois se trata de um gênero da oralidade, e que aborda a questão de transmitir ensinamentos, eles estão sempre presentes em títulos de filmes, epígrafes de livros, etc. Esta sequência didática com o gênero provérbio tem o objetivo de trabalhar textos da oralidade que circulam no cotidiano, trabalhar os valores presentes nos provérbios e sua perspectiva na escrita.

 

Sequência Didática

Provérbios

  1. Estrutura Curricular

7º ano do Ensino Fundamental

  1. Duração

Cinco aulas de 50 minutos (cada).

  1. Objetivos

– Incentivar o aluno no exercício da leitura;

– Trabalhar o gênero provérbio numa perspectiva da oralidade;

– Abordar os ensinamentos que os provérbios trazem.

  1. Conteúdos

Interpretação e compreensão;

Oralidade;

Verbos.

  1. Recursos

Aparelho de som, notebook, Datashow, papel A4.

  1. Avaliação

– Debates acerca do tema;

– Confecção de um livreto.

Desenvolvimento da sequência

1ª aula (50 min) – Motivação e debate

Apresentar a música “Provérbios” – Adoniran Barbosa (anexo), para introduzir os alunos no universo dos provérbios. Logo após a música, fazer perguntas referentes ao tema, promovendo um debate.

Perguntas:

– Você sabe o que são provérbios?

– Onde você ouviu algum provérbio?

– Seus pais ou avós costumam falar algum?

– Para você qual a importância do provérbio?

– Você já utilizou o provérbio em alguma situação?

Após o debate, explicar o conceito de provérbio: “pro. vér. bio sm Sentença ou máxima popular; rifão, ditado.”(AMORA, 2008, p.585); e pedir que cada aluno pesquise com amigos, pessoas da família ou em livros, dois provérbios e tragam na próxima aula.

2ª aula (50 min) – Interpretação

O professor inicia pedindo os provérbios da pesquisa, feita pelos alunos, solicitando que sejam expostos na lousa para uma análise coletiva da turma. Nessa análise o professor deve trabalhar junto com os alunos:

– Qual a pessoa pesquisada (amigos, pais, avós);

– Seu significado, interpretação;

– O ensinamento que o provérbio traz (amizade, preconceitos, etc.);

– Se o provérbio revela algum traço de alguma cultura específica;

3ª aula (50 min) – Identificação de provérbios e trabalho com verbos

Retomar a música “Provérbios” de Adoniran Barbosa (anexo), e pedir que os alunos identifiquem os provérbios existentes na música, e se já reconheciam alguns deles, ou se foram os mesmos colhidos na pesquisa realizada por eles.

Numa segunda parte da aula, trabalhar os verbos e seus tempos nos provérbios dentro da música, observando a função exercida pelo tempo verbal, e relacionando a ação causada pelo verbo dentro do provérbio, em outros contextos, e de forma isolada.

 4ª aula (50 min) – Vídeo (dinâmica) e Produção Textual

Exibição do vídeo “Provérbios, ditos populares com Emojis – Desafie seus amigos!” do canal Ideia na tela disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l7jmHUROH0I. O vídeo apresenta provérbios, representados por figuras, emoticons e emojis, propondo que possamos adivinhar o provérbio representado. O interessante do vídeo é que ele faz com que os alunos pensem nos provérbios pesquisados e nos apresentados na música e pelos colegas, e expõe os provérbios relacionados ao mundo tecnológico em que os alunos estão inseridos através das figuras, dos emoticons e emojis.

Conduzir os estudantes a produzirem o significado dos provérbios trazidos por eles e de alguns retirados da música, a partir do seu entendimento.

Exemplo: “Cada macaco no seu galho”, significa que cada um deve se preocupar com o que lhe interessa, e deixar a vida dos outros.

5ª aula (50 min) – Confecção do livreto

Selecionar junto com a turma os provérbios mais interessantes e não repetidos, e confeccionar um livreto com os provérbios e seus significados, que será disponibilizado para a escola e ficará disponível também para uma apresentação num evento cultural da escola.

ANEXOS

Provérbios – Adoniran Barbosa

Muita verdade se esconde

Entre o céu e a terra

Cão que ladra não morde

Bom cabrito não berra

 

Minha terra tem curíntias

Onde canta o curió

Não tem nada mais gostoso

Que o pastel da minha vó

 

Pergunte ao velho colombo

Que também usava franja

Se galinha velha é boa

Ou é melhor sua canja

 

Muito trabalho ele teve

Você sabe como é

Botar um ovo é fácil

Difícil é botar ele em pé

 

Tire o cavalo da chuva

Que depois o sol esquenta

Para curar um mau feito

Use chá e água benta

 

Mosca com boca fechada

E rato que rói a roupa

Sexta-feira dia 13

Panela velha dá sopa

 

Um gato que é escaldado

De água fria tem um medo

Ensinar o pulo do gato

Nem mais tarde e nem mais cedo

 

Teimoso como uma mula

É o canguru saltador

Aquilo que não tem cura

Só pode ser mal de amor

 

Não olhe os dentes do bicho

Se for um cavalo dado

Falar mal, bater no peito

Isso também é pecado

 

Pão de ló não deve dar

Pra quem dentes não tiver

Não discuta futebol

E nem bata em sua mulher

 

O macaco no seu galho

É preguiça o dia inteiro

Barata que é esperta

Não cruza o galinheiro

 

Periquito leva a fama

Papagaio come milho

O bolo não quer galocha

E o trem só anda no trilho

 

A galinha do vizinho

Fez isso a final de contas

Bota ovo amarelinho

Minhas quebradas são contas

 

https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/1338871/

Referências

AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa/ Antônio Soares Amora. – 18ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2008.

FERREIRA, Helena Maria. VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. O trabalho com o gênero provérbio em sala de aula. Revista Línguas e Letras – Unioeste – Vol. 14 – Nº 26, 2013.

BARBOSA, Adoniran. Provérbios. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/1338871/&gt;. Acesso em: 03 nov. 2016.

IDEIA NA TELA. Provérbios, ditos populares com emojis – Desafie seus amigos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l7jmHUROH0I&gt;. Acesso em: 03 nov. 2016.

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