GÊNERO TEXTUAL: PROVÉRBIO
AUTOR: VALDEIR BRITO DOS SANTOS
DOCENTE: MÁRCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
APRESENTAÇÃO
Esta sequência didática trabalha com o gênero textual provérbio cujas características são: uma frase de estilo popular, com um texto curto, um enunciado breve, com a forma de uma sentença. Trata-se de um gênero da oralidade que faz parte da sabedoria popular e tem como objetivo transmitir ensinamentos de geração por geração entre diversas culturas, além dos pensamentos filosóficos, atualmente, fazendo alguma crítica social.
Possui como tipo textual predominante o argumentativo, já que há “provérbios que confirmam, exemplificam, esclarecem algum ponto de vista; e provérbios que contestam, criticam, questionam” (FERREIRA, VIEIRA, 2013). É um gênero que deve ser trabalhado devido sua importância cultural e seu envolvimento com a sociedade através da oralidade.
O gênero textual provérbio é importante na compreensão, pois se trata de um gênero da oralidade, e que aborda a questão de transmitir ensinamentos, eles estão sempre presentes em títulos de filmes, epígrafes de livros, etc. Esta sequência didática com o gênero provérbio tem o objetivo de trabalhar textos da oralidade que circulam no cotidiano, trabalhar os valores presentes nos provérbios e sua perspectiva na escrita.
Sequência Didática
Provérbios
- Estrutura Curricular
7º ano do Ensino Fundamental
- Duração
Cinco aulas de 50 minutos (cada).
- Objetivos
– Incentivar o aluno no exercício da leitura;
– Trabalhar o gênero provérbio numa perspectiva da oralidade;
– Abordar os ensinamentos que os provérbios trazem.
- Conteúdos
Interpretação e compreensão;
Oralidade;
Verbos.
- Recursos
Aparelho de som, notebook, Datashow, papel A4.
- Avaliação
– Debates acerca do tema;
– Confecção de um livreto.
Desenvolvimento da sequência
1ª aula (50 min) – Motivação e debate
Apresentar a música “Provérbios” – Adoniran Barbosa (anexo), para introduzir os alunos no universo dos provérbios. Logo após a música, fazer perguntas referentes ao tema, promovendo um debate.
Perguntas:
– Você sabe o que são provérbios?
– Onde você ouviu algum provérbio?
– Seus pais ou avós costumam falar algum?
– Para você qual a importância do provérbio?
– Você já utilizou o provérbio em alguma situação?
Após o debate, explicar o conceito de provérbio: “pro. vér. bio sm Sentença ou máxima popular; rifão, ditado.”(AMORA, 2008, p.585); e pedir que cada aluno pesquise com amigos, pessoas da família ou em livros, dois provérbios e tragam na próxima aula.
2ª aula (50 min) – Interpretação
O professor inicia pedindo os provérbios da pesquisa, feita pelos alunos, solicitando que sejam expostos na lousa para uma análise coletiva da turma. Nessa análise o professor deve trabalhar junto com os alunos:
– Qual a pessoa pesquisada (amigos, pais, avós);
– Seu significado, interpretação;
– O ensinamento que o provérbio traz (amizade, preconceitos, etc.);
– Se o provérbio revela algum traço de alguma cultura específica;
3ª aula (50 min) – Identificação de provérbios e trabalho com verbos
Retomar a música “Provérbios” de Adoniran Barbosa (anexo), e pedir que os alunos identifiquem os provérbios existentes na música, e se já reconheciam alguns deles, ou se foram os mesmos colhidos na pesquisa realizada por eles.
Numa segunda parte da aula, trabalhar os verbos e seus tempos nos provérbios dentro da música, observando a função exercida pelo tempo verbal, e relacionando a ação causada pelo verbo dentro do provérbio, em outros contextos, e de forma isolada.
4ª aula (50 min) – Vídeo (dinâmica) e Produção Textual
Exibição do vídeo “Provérbios, ditos populares com Emojis – Desafie seus amigos!” do canal Ideia na tela disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l7jmHUROH0I. O vídeo apresenta provérbios, representados por figuras, emoticons e emojis, propondo que possamos adivinhar o provérbio representado. O interessante do vídeo é que ele faz com que os alunos pensem nos provérbios pesquisados e nos apresentados na música e pelos colegas, e expõe os provérbios relacionados ao mundo tecnológico em que os alunos estão inseridos através das figuras, dos emoticons e emojis.
Conduzir os estudantes a produzirem o significado dos provérbios trazidos por eles e de alguns retirados da música, a partir do seu entendimento.
Exemplo: “Cada macaco no seu galho”, significa que cada um deve se preocupar com o que lhe interessa, e deixar a vida dos outros.
5ª aula (50 min) – Confecção do livreto
Selecionar junto com a turma os provérbios mais interessantes e não repetidos, e confeccionar um livreto com os provérbios e seus significados, que será disponibilizado para a escola e ficará disponível também para uma apresentação num evento cultural da escola.
ANEXOS
Provérbios – Adoniran Barbosa
Muita verdade se esconde
Entre o céu e a terra
Cão que ladra não morde
Bom cabrito não berra
Minha terra tem curíntias
Onde canta o curió
Não tem nada mais gostoso
Que o pastel da minha vó
Pergunte ao velho colombo
Que também usava franja
Se galinha velha é boa
Ou é melhor sua canja
Muito trabalho ele teve
Você sabe como é
Botar um ovo é fácil
Difícil é botar ele em pé
Tire o cavalo da chuva
Que depois o sol esquenta
Para curar um mau feito
Use chá e água benta
Mosca com boca fechada
E rato que rói a roupa
Sexta-feira dia 13
Panela velha dá sopa
Um gato que é escaldado
De água fria tem um medo
Ensinar o pulo do gato
Nem mais tarde e nem mais cedo
Teimoso como uma mula
É o canguru saltador
Aquilo que não tem cura
Só pode ser mal de amor
Não olhe os dentes do bicho
Se for um cavalo dado
Falar mal, bater no peito
Isso também é pecado
Pão de ló não deve dar
Pra quem dentes não tiver
Não discuta futebol
E nem bata em sua mulher
O macaco no seu galho
É preguiça o dia inteiro
Barata que é esperta
Não cruza o galinheiro
Periquito leva a fama
Papagaio come milho
O bolo não quer galocha
E o trem só anda no trilho
A galinha do vizinho
Fez isso a final de contas
Bota ovo amarelinho
Minhas quebradas são contas
https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/1338871/
Referências
AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa/ Antônio Soares Amora. – 18ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2008.
FERREIRA, Helena Maria. VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. O trabalho com o gênero provérbio em sala de aula. Revista Línguas e Letras – Unioeste – Vol. 14 – Nº 26, 2013.
BARBOSA, Adoniran. Provérbios. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/1338871/>. Acesso em: 03 nov. 2016.
IDEIA NA TELA. Provérbios, ditos populares com emojis – Desafie seus amigos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l7jmHUROH0I>. Acesso em: 03 nov. 2016.